quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Filme: As vantagens de ser invisível

As vantagens de ser invisível  | via Tumblr

Oi gente, assisti a alguns dias atrás o filme "As vantagens de ser invisível",achei tão bom que logo depois eu comprei o livro, vou falar um pouquinho do filme para vocês.

 Eu sempre preferi ler o livro para depois assistir o filme, mas dessa vez foi uma amiga que me chamou para ver com ela e eu acabei indo. 
Charlie é um garoto muito solitário, ele teve que estudar em uma escola da qual não conhecia ninguém. Desde o início do filme eu já tinha percebido que ele deveria ter sofrido um trauma bem recente, o suicídio do seu único amigo.Eu tive uma impressão que que Charlie estava ficando meio "louco" e a ajuda de sua família foi essencial para que ele conseguisse se "estabilizar" para continuar na escola. Mas aconteciam tantas coisas que só a família não seria o suficiente para ele, aí entra Sam e Patrick , eles foram essenciais para ele. Charlie passou a se sentir parte de um grupo "grupo dos desajustados" e a necessidade de ser aceito é essencial a qualquer um, por sermos seres sociais.
Ele se apaixona por Sam, mas não sabe como expressar esse amor. Percebi que Charlie entendia esse amor como uma dedicação a felicidade dela, negando a si mesmo, como se ele não fosse merecedor de afeto.  
 A frase do professor: "aceitamos o amor que julgamos merecer" acabou fazendo uma ponte com o que já havia dentro de Charlie e ele tomou isso como uma verdade para si.
 Mas há algo na história do passado de Charlie, havia uma questão em aberto para mim: porque Charlie, tendo uma família unida e com estabilidade, possuía uma mente tão propensa a psicotizar?
Vou explicar: Ele amava a tia Helen, considerava-a sua pessoa favorita no mundo todo. Mas, essa mesma pessoa o abusou quando criança. Charlie então reprimiu a lembrança e, quando sua tia morreu, sentiu um profundo pesar, quando na verdade ele queria que ela morresse para se livrar do abuso. Acontece que sua mente não suportou esse culpa e transformou esses sentimentos em seu oposto, guardando tudo em seu inconsciente até que enfim, um trauma grande, a morte do amigo, abriu a caixa de pandora.
 Nas cenas finais, quando ele liga para Candice, e diz que ele tinha causado a morte da tia, essa culpa pelo desejo ficou muito evidente para mim. Após a crise e a lembrança do abuso, Charlie pôde ter o apoio de sua família e dos verdadeiros amigos para entender a si mesmo e passar por tudo com exito.

- Chorei com o filme, ele tem partes que realmente nos emociona, um dos melhores filmes que já vi!

7 comentários:

  1. NOSSA QUANTA DICA BOA...ADOREI O BLOG MINHA LINDA APROVEITO PRA DEIXAR O ENDEREÇO DO MEU PÁSSA LÁ ...BJS...
    http://designvisuall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar desse filme, mas agora com vc falando um pouco dele me deu vontade de assistir tbm.

    www.bugigangazdanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente que blog mais tudooo, adorei que vc fala de tudo.
    Ví suas indicações de livros, já lí alguns e também amei.
    Beijo grande flor! Já estou te seguindo, vc será muito bem vinda no meu espaço tbm.
    http://glamourcompimentta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Esse filme é simplesmente demais! Eu amei e achei tão bom quanto o livro :)

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  5. O filme parece ser bastante interessante.
    Seguindo seu blog.

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá !
Fiquem á vontade para comentar o que quiserem, mas por favor não usem palavrões.
Eu permito comentários anônimos, mas se eu tiver problema com isso eu vou impedir!

Obrigado pela visita! Sempre respondo os comentários.